fevereiro 14, 2018 7:46 am

Curso alerta sobre segurança no trabalho em Manhumirim




Pensando em segurança, o Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim e o Senar Minas ofereceram um treinamento específico a seis profissionais sobre trabalho em espaços confinados. Os cuidados envolvem medições para detectar gases ou outras misturas, documentações e exames médicos específicos, entre outros. 
 
De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho e instrutora do curso, Noelle Lauar de Carvalho, foram registrados no Brasil vários acidentes em locais assim, principalmente no meio rural, em silos, onde as normas de segurança não foram cumpridas. 
 
A instrutora ressalta que o empregador deve, em primeiro lugar, investir na capacitação de seus trabalhadores, em treinamentos e recursos materiais, como equipamentos. “É importante o empregador disponibilizar ao funcionário equipamentos de qualidade e meios materiais de executar o resgate e os primeiros socorros”, enfatizou. 
 
Essas foram algumas das orientações a que os participantes tiveram acesso no decorrer do curso de Espaço Confinado – Supervisor. O treinamento ainda abordou a legislação referente à Norma Regulamentadora 33 (segurança e saúde nos trabalhos em espaço confinados), reconhecimento, avaliação e controle de riscos, equipamentos e funcionamento, documentações obrigatórias, operações de salvamento, entre outros temas. 
 
O curso também contou com a parceria da fazenda Heringer e foi o primeiro a ser realizado dentro da área de abrangência da Regional do Senar Minas em Viçosa.
 
Assessoria de Imprensa